
|
HISTÓRIA
Em outubro de 1717, três pescadores da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá foram encarregados de conseguir peixes para servir o Governador da Capitania, que estava visitando a região. Após várias tentativas de pesca frustradas, os pescadores tiraram das águas do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo, depois a cabeça. Depois de colocarem a imagem dentro do barco, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes. Por causa da forma como foi achada, a alcunha de Nossa Senhora Aparecida foi logo difundida.
DEVOÇÃO
A notícia do milagre se espalhou, aumentando sua devoção rapidamente. Já durante o império, D. Pedro I e, depois, a Princesa Isabel visitaram e homenagearam a imagem. E em 1930, o Papa Pio XI a consagrou padroeira do Brasil.
O crescimento dessa devoção foi tão significativo que, hoje, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida é a maior igreja mariana do mundo. Seu título oficial é Nossa Senhora da Conceição Aparecida e seu manto azul simboliza o céu. Os bordados em dourado que adornam o manto simbolizam a realeza e nos lembram que Nossa Senhora é Rainha do Céu e da terra.