
|
MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA
TRADIÇÃO
A Igreja Católica refere-se a Maria como Rainha do Céu e da Terra. Essa tradição, como nos conta o Catecismo, remonta a sua assunção: “a Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte” (CCC 966).
RAINHA-MÃE
A tradição da Rainha-Mãe também remonta à época dos Grandes Reis de Israel (Saul, Davi e Salomão). Naquela época, por ser comum aos reis terem mais de uma esposa, a função de rainha era reservada à mãe do líder, para que ela não se fragmentasse. Logo, era a rainha-mãe que ouvia as súplicas do povo e intercedia junto ao rei, exatamente como Maria faz junto ao seu filho e nosso rei Jesus Cristo.
DEVOÇÃO
Devido a isso, todo mês de maio, em data à escolha de cada comunidade, um dia é reservado para a coroação de Maria, um momento muito especial para os milhões de devotos marianos e todos os católicos.