
|
HISTÓRIA
Em 13 de maio de 1917, três crianças pastorinhas da cidade de Fátima, em Portugal, presenciaram a aparição da Virgem Maria. Essas aparições se repetiram no dia 13 de cada mês até outubro (exceto agosto, que ocorreu dia 19) e nelas a Virgem passou às crianças pedidos de oração do rosário e penitência, além de três segredos, revelados posteriormente pela igreja. Na última aparição, ocorreu um milagre descrito por muitos como alterações no sol e no céu de Fátima.
DEVOÇÃO
A partir das aparições, o culto a Nossa Senhora de Fátima passou a atrair cada vez mais fiéis, sobretudo no Brasil e em Portugal. Seu santuário foi visitado por todos os papas desde Paulo VI, e hoje atrai 6 milhões de visitas por ano.
A Virgem se apresentou como “a Senhora do Rosário”. Por isso, seu nome completo é Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Em uma das aparições, ela pediu que rezassem o terço todos os dias, para alcançarem a paz e o fim da guerra e ensinou uma oração que foi acrescentada na reza do Rosário: “Quando rezarem o terço, digam após cada mistério; ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.”